50 anos

Material para publicação - 50 ANOS

Neste ano em que o C.T.G. Tiarayú comemora os seu Cinquentenário, a patronagem, na pessoa de seu patrão Gilmar Lopes Hartwig, convidou a mim e a minha esposa, Vera Lúcia Menna Barreto, para formarmos uma comissão com a finalidade de comemorarmos, festejarmos e resgatarmos a história do C.T.G. Tiarayú. Desde então, a nossa comissão formada pelos casais Daltro e Susan, Paulo e Salete e Dídimo e Karla, tem se comprometido na elaboração e execução do projeto comemorativo aos 50 anos do CTG. Este projeto envolve todo o ano de 2012, no qual, já realizamos vários eventos artístico-culturais desde janeiro através de tertúlias, palestras e outros eventos de resgate de nossa história e que continuaremos até o mês de dezembro sendo que o ápice destas comemorações será em setembro, mais precisamente dia 20 de setembro, dia do aniversário do C.T.G. Tiarayú. Quero aproveitar e agradecer mais uma vez ao patrão Gilmar por confiar no nosso trabalho e também agradecer a todas as pessoas que tem nos ajudado durante o desenvolvimento do nosso projeto, e dizer que, este trabalho é feito com amor para que os associados e amigos do C.T.G. Tiarayú conheçam a história da nossa entidade.

Porto Alegre, 27 de agosto de 2012.

Mauro Marcondes Steinhaus
Presidente da Comissão

Eventos já realizados:

- Tertúlias Culturais – Onde contamos em partes a história do CTG desde sua idealização e fundação.

- Palestras Culturais – Já realizamos palestra sobre Lenços: Cores e nós destacando o nosso lenço e também uma palestra sobre os símbolos do nosso CTG; Bandeira, Brasão, Lema e Hino

- Resgates – Reproduzimos a Cavalgada da Amizade. Realizamos um encontro de prendas que já participaram e que participam do CTG numa homenagem as mães. Realizamos o Tiarayú, Canto e Poesia em homenagem a oficina de poesias que já tem uns 15 anos de atividade. Também realizamos um encontrão com integrantes e ex-integrantes das invernadas do CTG de todas as categorias além do jantar baile de candeeiro com a recepção dos cavaleiros e da chama itinerante.

Eventos a realizar:

- Tertúlias Culturais – Dia 18 de setembro às 20h e 30min no Galpão do CTG no Parque da Harmonia. Demais tertúlias a confirmar.

- Palestras Culturais – Dia 04 de setembro às 20h e 30min no Galpão principal do CTG, palestra sobre Sepé Tiarayú com a Profª Drª Eliana Inge Pritsch. Licenciada em letras pela ufrgs. Mestrado e doutorado em letras pela ufrgs. Tese de doutorado intitulada AS VIDAS DE SEPE. Professora adjunta na unisinos e na fapa. Coordenadora do curso de letras da fapa.

- Resgates – Encontro de ex-patrões dia 20 de setembro às 10 horas no CTG. Excursão a São Gabriel, com data a definir, para visitar a sanga da bica, o monumento da cruz missioneira e confraternização com o C.T.G. Tarumã, afilhado do C.T.G. Tiarayú. Torneio de truco e bocha de 05 a 11 de novembro. - Demais Eventos – Jantar e baile de formatura do curso de danças de fandango dia 01 de setembro às 20h e 30min, onde contaremos a história dos cursos. Penha e encerramento da semana farroupilha dia 20 de setembro. Fandango e jantar dia 22 de setembro às 20h e 30min em comemoração aos 50 anos do C.T.G. Tiarayú com show de João Chagas Leite e animação do grupo Os Ruanos e será servido um delicioso costelão acompanhado de saladas. OBS: As pessoas deverão estar devidamente pilchadas. Domingueira da Integração do Cinqüentenário dia 09 de dezembro às 13 horas, relembrando todo o ano de 2012, encontro de integração da família Tiarayú, exposição de fotos (relembrando o passado), melhores momentos do cinqüentenário (apresentação do DVD) e Missa Crioula (Pe Amadeu Canela)